Guia Infantil

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Disciplina e Incentivo

Eu gosto muito do Programa Super Nanny, e acho legal os métodos adotados para disciplinar os pequenos birrentos.
Então resolvi adotar 02 métodos dela, o cantinho da disciplina e o quadro de incentivo.
O primeiro já faz tempo que adotei, desde que a fase das birras começaram e geralmente dá certo, ela vai pro cantinho sempre que chora sem motivo, faz alguma birra e também quando começou a querer mostrar a lingua (ela não mostra mais), ela entende perfeitamente que deve ficar ali até se acalmar o que geralmente ocorre antes dos 03 minutos previstos, daeh ela diz assim: - Mãe, já parei de chorar! Daeh eu digo: - Tá bom, então quando der os 03 minutos vc sai.
Daeh eu vou lá repito o porque ela ficou no cantinho e ela pede desculpa, dou um beijo, um abraço e deixo ela sair.
Lógico que as vezes a coisa fica demais da conta e até comentei em um dos post que durante as minhas férias ela levou umas palmadas, mas daeh foi por conta de birra na rua, que não tinha cantinho pra deixar na hora e perdi a paciência.
Gosto do cantinho porque ela se acalma quando vai pra lá.
O segundo eu adotei faz pouco tempo, acho que acostumei a Nathalia muito mal e sempre levava um presentinho, e quase todas as coisas que ela pedia eu comprava, mas daeh ela começou a ficar demais me pedindo até pra comprar um Tio Zé igual o da amiguinha dela (que tem um tio doente que se chama Zé), uahuahauahuahauahauah, foi pra acabá né!
Como nas minhas férias ela também ficou muuuuuito manhosa eu uni o útil ao agradável, e resolvi fazer um quadro de incentivo, dessa forma ela pensaria antes de fazer muita birra e com seu bom comportamento seria merecedora de escolher um presente e eu deixava de comprar um quase todo dia.
Procurei pra comprar um quadro de incentivo mas não achei, então comprei o material e minha irmã Rafa fez pra mim, ficou bem legal e tá dando certo, ela fica triste quando ganha "uma carinha triste" e está tentando se controlar para ganhar "carinhas felizes".
O quadro de incentivo funciona assim: Fizemos o quadro com uma escadinha e lá no topo um presente, fiz umas carinhas felizes e umas carinhas tristes, se a Nathalia obedece e faz o que peço ela ganha carinha feliz e se faz alguma birra, manha, chora sem motivo, desobedece, me responde, ela ganha carinha triste, no final do dia eu conto junto com ela todas as carinhas, se tiver mais carinha feliz a bonequinha do quadro (que é ela) sobe um degrau, se tiver mais carinha triste a bonequinha desce, se tiver o mesmo tanto de carinha a bonequinha fica no mesmo degrau, e quando a bonequinha chegar lá em cima no topo da escada ela ganha o presente que escolher, que será o Pablo dos Backyardigans (ela já escolheu).
Ela entendeu super bem, e já notei diferença, antes na hora do banho ela não queria entrar, queria brincar mais e depois não queria sair, ganhou uma carinha triste por causa disso, agora ela entra na boa e ainda diz assim: - Mãe eu não chorei, vou ganhar carinha feliz! uahuahauahuahauahauhaua, na hora de escovar os dentes também, antes ela queria escovar sozinha (nessa idade querem fazer tudo sozinhos, um stress) daeh eu deixava com a condição dela deixar eu escovar depois, mas quando chegava a minha vez ela chorava e não queria, daeh eu tinha que brigar até ela deixar, agora não, quando falo que é hora de escovar os dentes ela diz assim: Eu escovo e depois vc né mãe, daeh eu ganho carinha feliz, rs.
Ela já desceu os degraus por 04 vezes, mas nos últimos dias só tem subido porque tem se comportado mais e chorado menos.
Ela tá muito linda, esses dias ela disse assim pra mim: Mãe o Gabriel Kath (amiguinho da creche) bateu na Duda (também amiguinha da creche), daeh a Duda chorou, chorou, chorou, chorou (repetiu tudo isso de chorou), daeh eu abracei ela e disse assim: Não precisa chorar, já passa tá!
Ela é muito carinhosa, muito fofa, e tá super apegada comigo e com o papai, se ela vai na minha mãe sem a gente, é questão de meia hora e minha mãe já tem que trazer ela de volta, minha mãe insiste pra ela dormir na casa dela, mas nem pensar, ela não dorme fora de jeito nenhum.
Ela tá serelepe (nossa que termo antigo, rs) no último, vive com as canelas rochas de tanto se trombar nas coisas e cair, não para de pular um minuto e aprende a virar estrelinha, não, não é cambalhota, é estrelinha mesmo, falo pra ela não fazer porque tenho medo dela machucar as costas, mas vira e mexe tá ela virando estrelinha.
E eu amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo cada dia mais a minha pequena, a benção mais linda que Jesus já me deu.
Bjs a todas e bom feriado!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...