quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quadro de Incentivo - O retorno!

Faz algum tempo que adotei o Cantinho da Disciplina e o Quadro de Incentivo para me ajudar a vencer a fase das birras e teimosias que vem e vão lá em casa, na época em que criei esse método eu postei AQUI.
Quando me mudei pra casa da minha mãe, o Quadro de Incentivo acabou estragando e eu acabei não fazendo outro na época, estávamos numa fase calma em que a Nathalia estava bem obediente.
Acontece que essa fase de obediência deu uma ausentada no momento e tivemos muitos alguns momentos de stress, ela teimando e eu brigando, aff.
Então resolvi retomar o antigo método do Incentivo, imprimi as regras e comprei o material para fabricar o Quadro, o primeiro minha irmã tinha feito, mas como agora ela está trabalhando eu mesma tive que me virar, então mãos a obra né.
Fiz um quadrinho simples mas muito objetivo e funciona da seguinte forma:

Se a pequena cumprir com todas as regras como: Tomar banho assim que for solicitado, escovar os dentes sem fazer onda, deixar pentear o cabelo sem ficar fugindo de mim, obedecer direitinho, guardar os brinquedos depois de brincar e fazer as atividades da creche; ela ganha uma florzinha no quadro, mas se por algum motivo ela ficou no Cantinho da Disciplina mesmo tendo seguido as regras ela perde esse direito, ou seja, serei mais rigorosa dessa vez, quando ela era menor se ela tivesse seguido todas regras e tivesse burlado somente uma eu ficava com dó e deixava ela subir uma escadinha (o outro quadro era de escadinhas), mas dessa vez estou sendo bem rígida, para adquirir florzinha ela tem que cumprir TODAS as regras!!!No primeiro dia deu certo, ela estava um amor, super obediente, na hora de dormir fomos para o quadro e repetimos todas as regras que ela cumpriu prontamente e sem teimosias, ganhou a primeira florzinha para o quadro, ela ficou extremamente feliz.
Ontem o negócio já ficou tenso, ela teimou com a Carol e não quis tomar banho na hora que a Carol pediu, ficou no cantinho para pensar e mesmo depois de ter ficado os minutos em relação a sua idade continuou não querendo ir tomar banho porque queria pintar, a Carol deixou mais 05 minutos e nada de obedecer, acabou ficando 20 minutos e daí sim se rendeu ao banho, quando cheguei do trabalho a Carol me contou e eu conversei bastante com ela, depois disso ficou um amor e bem obediente, na hora de dormir quando fomos para o Quadro ela achou que ia ganhar florzinha porque depois do episódio do banho ela ficou boazinha, mas expliquei que ela tem que cumprir TODAS as regras e não basta obedecer a mamãe e o papai, ela tem que obedecer a Carol também, ela ficou muito triste em não ganhar florzinha ontem e espero que ela se lembre disso quando pensar em teimar e desobedecer.
Vamos ver como será as cenas dos próximos capítulos, mas eu espero conseguir um bom resultado com esse método de disciplina e incentivo.
O melhor de tudo é que não preciso ficar gritando e me estressando, simplesmente converso e digo que dessa forma ela não ganha florzinha, já basta pra ela ir prontamente fazer o que estou pedindo e aos poucos ela vai entendo que nesse mundo temos que dançar conforme a música e não fazer o que queremos e quando queremos.

Ela vai ganhando florzinhas conforme vai obedecendo

Cada dia que obedece TODAS as regras ela ganha UMA florzinha

E depois de completar o quadro com 25 florzinhas, ela ganha um presente ou um passeio de sua escolha

Gostaram do Quadrinho????

12 comentários:

Chris Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chris Ferreira disse...

Ou Danny,
simplesmente adorei a idéia do quadro de incentivo! Muito boa idéia e tudo com muito carinho, o que é mais legal!
Obrigada pelo seu comentário no meu Blog. Que pena que Curitiba não tenha boas opções de museus...Tem que vir ao Rio então!rs...
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com

Adriana disse...

Amiga! adorei.....

Heloísa disse...

Danny,
Seu quadrinho está lindo, assim como o cartaz com as obrigações a cumprir.
Achei sua ideia muito boa, e espero que alcance seu objetivo.
BEijo.

Aline e Júlia disse...

eu ameiiiii o quadro e os avisos de pode e não pode! ficaram mto bem feitos ta de parabéns!
tenho certeza que com esse metodo funcionara bem sim, quando eles perdem algo que gostam e quando vc relembra o porque perdeu ela passa a avaliar melhor as coisas e se polícia! quando Julia teima eu ja digo: quem teima... ela complementa com perde as coisas!!!
tenho certeza que sera um sucesso.

big bj

Nina disse...

Danny,

você é uma graça! É mais do que uma mãe amorosa, é uma mãe que verdadeiramente se preocupa em educar sua filhinha!!

Beijão para as duas!

Fernanda disse...

Ficou lindo! Adorei! bjs

Luciana disse...

Dany, estou doida por um uqadro desses... mas quem disse que tenho paciência, tempo ou sei lá o que para fazer?????? Mas acho que só um desses para acalmar minha galera... aqui em casa anda tendo muitoas gritos e isso me tira do sério. Parabéns para vc :)!

Kaká disse...

tava ate com saudade do blog, amei a idéia dany...enquuanto fazia estagio na educação infantil também apliquei essa estratégia e sempre funciona, afinal eles adoram um mimo né...saudade ed vc...bjuuu

Kariny - Mamãe Cristã disse...

nossa amiga, adorei o seu quadrinho! que lindo que capricho, e realmente é uma forma muito eficaz de educar! quero aplicar aqui em casa, mas não sei se vai dar certo, não sei se a Kamila já entende. com quantos anos vc começou a aplicar aí? beijos!

Juliana disse...

Ai amiga, ADOREI!!! Lindo o quadro, lindos os cartazes das regras. E super didáticos. Dá pra elas entenderem direitinho!!!
Vou implantar aqui em casa com certeza!!! Só estou com medo de Bebel, a escandalosa, quando não ganhar a florzinha dar aquele escândalo!! kkkkk...
Mas, vamos experimentar, com certeza.
É como você disse, elas têm que entender, desde cedo, que não podem fazer tudo que quer, têm que obedecer as regras da boa convivência e da boa educação e pronto.
Muito boa idéia!! Parabéns lindona!!
Bjos!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Aline Cristina disse...

Ai menina, ameiiiiiiiiiiiiiiii, pois foi assim que cheguei ao seu blog né. Em uns de seus primeiros post falando sobre isso. Dá dica aí pra gente de materiais q vc usou para fazer esse quadro flor.
bjão,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...